Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Vota Neste Site
Gostas do Site?
SIM
MAIS/MENUS
NAO
Ver Resultados

  • Currently 2.79/5

Rating: 2.8/5 (97 votos)









Primavera Express

Primavera Express

1 – INSTALAÇÃO
Para poder efectuar o download de PRIMAVERA EXPRESS deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados solicitados. Receberá de imediato por email a notificação de registo efectuado.

Por se registar no site da PRIMAVERA BSS passará a receber as notificações sobre as novas versões que venham a ser disponibilizadas e, também, informação sobre truques e dicas úteis para a utilização do seu produto.

Para o download do produto use o link que faz parte do e-mail que recebeu após o registo. Escolha preferencialmente a opção SAVE de modo a salvaguardar o ficheiro em disco antes de proceder à sua instalação. O tempo para o download dos 170 Mbytes dependerá dos recursos que tem disponíveis, especialmente da largura de banda utilizada.

À partida, a instalação do software exigirá do utilizador apenas a aceitação e confirmação das opções sugeridas no ecrã. No final da instalação o produto deverá automaticamente entrar em funcionamento.



2 – INTRODUZIR OS DADOS DA EMPRESA
Começe por abrir o programa Administrador. Posicione-se na empresa EXPRESS – Empresa de Trabalho. Com o botão direito do rato escolha a opção Propriedades e preencha os campos principais com a informação sobre a sua empresa que irá constar nos documentos a emitir: Nome da empresa, Morada, …, Nº Contribuinte.



3 – ABERTURA DA EMPRESA
Abra o programa PRIMAVERA EXPRESS. O produto leva consigo duas empresas criadas:
Uma empresa de demonstração que lhe será útil para poder consultar, por exemplo, a forma como as tabelas são preenchidas;
Uma empresa, de nome EXPRESS, que será a empresa a utilizar para registar as suas operações. Escolha esta última para poder seguir com os seus trabalhos.


4 – CRIAÇÃO DE ARTIGOS
Agora que entrou no produto, constatará que as tabelas principais, Artigos e Clientes, não estão naturalmente preenchidas. É precisamente por aí que deve começar.

Abra a tabela de artigos e através da opção NOVO aceda ao registo de um artigo. Preencha os dados solicitados pelos vários separadores activos. Não se esqueça principalmente dos seguintes campos: Tipo de Artigo, Taxa de Iva, PVP do artigo.

Se não pretende gerir o stock de determinado artigo deve desactivar a opção Movimenta Stock.

Depois de preencher os campos da ficha do artigo, GRAVE o registo.

Repita a operação para a introdução de todos os artigos.


5 – CRIAÇÃO DE CLIENTES
Siga o processo descrito para os Artigos, mas agora para a tabela de Clientes. Verá que esta tabela já tem registado um cliente de código VD, para utilização nas vendas para clientes indiscriminados, por exemplo as Venda a Dinheiro.

Preencha todos os dados solicitados nos primeiros quatro separadores da ficha do Cliente, de modo a poder facturar de seguida sem problemas.


6 – ENTRADA EM STOCK

Para dar entrada de stock escolha a opção Stocks presente no navegador. Escolha o documento Entrada Stock e introduza os artigos e respectivas quantidades e valores.

Agora que tem Clientes e Artigos introduzidos pode passar de imediato à emissão dos documentos de vendas. No entanto, caso pretenda gerir stocks, deve começar, não sendo obrigado a tal, por registar as entradas da mercadoria. Se não o fizer, aquando da emissão da factura será notificado sobre a inexistência do artigo em stock. Pode, no entanto, confirmar a factura, ficando o stock do referido artigo com unidades negativas, situação que poderá actualizar a qualquer momento através de uma entrada em stock, na opção de stocks.


7 – FACTURAÇÃO

Para facturar ou emitir qualquer documento de vendas, escolha a opção Vendas/Enc. Clientes presente no navegador.

Já na janela de Vendas comece por escolher o documento que pretende utilizar.

Identifique depois o Cliente, pressionando F4 para aceder à lista de Clientes.

No editor de linhas identifique o Código do Artigo e pressione ENTER para mudar de coluna e de linha.

Não deixe de observar as opções a que pode aceder através do menu disponível via botão direito do seu mouse.

No final, escolha GRAVAR para guardar o documento ou IMPRIMIR para guardar e imprimir de seguida.

Se o documento que acabou de introduzir for um documento a crédito, já poderá ver esse mesmo crédito lançado na opção de Contas Correntes.


8 – RECEBIMENTOS

Para processar um recebimento e emitir o respectivo documento de liquidação, escolha a opção Operações sobre C/C.

Começe por Identificar o Cliente. De seguida, escolha o tipo de documento a processar. À partida, para a liquidação de uma factura por exemplo, deverá utilizar o Documento de Recebimento.

Na grelha de documentos a liquidar, marque na coluna mais à direita o(s) documentos que vai liquidar. Pode liquidar um documento parcialmente, escrevendo o valor a liquidar na coluna a Pagar.

Depois de identificar o(s) documentos a liquidar escolha CONFIRMAR. A seguinte janela vai-lhe a aparecer no ecrã onde deverá identificar os dados do documento de liquidação. No final escolha IMPRIMIR se pretender gravar e imprimir a nota de liquidação, isto é, o recibo.


9 – ECRÃ DE POS

A emissão de documentos de venda pode ser feita através de um ecrã específico de POS.

Se escolher a entrada de programa de nome “PRIMAVERA EXPRESS – Ponto de Venda” acederá a um interface que lhe permitirá gerir um Posto de Venda de forma mais profissional. Conseguirá por esta via, entre outras coisas, controlar o Fundo de Maneio diário da sua caixa; gerir trocos e meios de pagamento; operar de forma bem mais rápida com recurso a teclas rápidas; gerir a abertura de uma gaveta de dinheiro e gerir um visor/display de cliente; manter vários documentos em aberto, enfim, fazer a gestão de um Ponto de Venda.

Para outras informações sobre o POS sugerimos que consulte, por favor, o manual do produto.


10 – Alteração das Taxas de IVA

 

 

Esta actualização deverá ser feita em várias fases:

 

  1. Fazer cópia de segurança da base de dados, antes de qualquer alteração.
  2. Na tabela de taxas de IVA, criar as taxas ainda não existentes.
  3. Alterar todos os artigos, serviços e portes para as novas taxas.
  4. Caso o utilizador assim o entenda, reflectir, ou não, nos preços dos artigos a subida da taxa de IVA.
  5. Caso utilize, alterar os descritivos das contas correntes.
  6. Alteração de documentos convertidos.

 

 

1. – Veja este post para fazer cópia de segurança da base de dados, uma vez que caso seja feita alguma alteração incorrecta, poderá ser necessário repor a mesma.

 

 

 

2. – Aceda a Tabelas > Artigos > Taxas de IVA, e crie as novas taxas de IVA, caso ainda não existam.

 

 

 

Clique em Novo para criar uma nova taxa. O campo IVA é simplesmente o código da taxa, podendo não corresponder à taxa propriamente dita. Coloque a descrição e a Taxa. Grave para terminar.

 

 

 

 

3. – A alteração dos artigos para as novas taxas pode ser feita de duas formas. Se tiver poucos artigos, poderá faze-lo manualmente, alterado artigo a artigo. No caso de ter muitos artigos, na ordem das dezenas ou mesmo centenas, existe a possibilidade de fazer a alteração através de uma instrução SQL dentro da base de dados, o que possibilita poupar muito tempo, uma vez que demora poucos segundos.

 

Se optar pela alteração manual de todos os artigos, basta na ficha de cada um, mudar o campo Taxa de IVA, para a nova taxa.

 

 

 

Se optar pela alteração automática, isso implica fazer uma correspondência entre a taxa antiga e a nova taxa. Como exemplo da tabela das taxas de IVA acima, temos a correspondência:

Nova Taxa 6%     -   Artigos com código 2 são alterados para o código 8

Nova Taxa 13%   -   Artigos com código 4 são alterados para o código 9

Nova Taxa 21%   -   Artigos com código 7 são alterados para o código 6

Nota: obviamente que este é um exemplo, e poderá não corresponder à tabela existente no sistema do utilizador.

Depois de anotada a correspondência, é necessário aceder dentro da base de dados do Primavera Express. Para isso abra o Administrador, e depois de seleccionar a empresa em questão, pressione simultaneamente as tecas: ctrl + alt  + p. Irá abrir uma nova janela onde deverá colocar o código:

 

update artigo set iva=A where iva=B
update artigo set iva=C where iva=D
update artigo set iva=E where iva=F

 

Cada linha é para actualizar respectivamente, uma taxa, ou seja, taxa normal, intermédia, e reduzida. Deverá substituir em cada linha, a primeira letra pelo código novo, e a segunda letra pelo código antigo.

 

Depois de introduzir a instrução SQL na parte superior da janela, faça Executar e, confirme posteriormente se é exibida uma mensagem a informar que os comandos foram executados com sucesso. Para confirmar, verifique a ficha de um artigo ao acaso, de cada taxa.

 

Deverá alterar também a taxa do IVA por defeito nos portes e outras transacções acedendo aos parâmetros da empresa no Administrador em Gerais > Taxas de IVA.

 

 

 

 

4. – O quarto passo é a alteração dos preços para reflectir a subida do IVA.

Aqui podem acontecer 4 cenários:

  • Os documentos de venda estão configurados sem IVA Incluído, o que significa que na venda, todos os preços de artigos são acrescidos de IVA. Se o utilizador quiser reflectir a subida do IVA não terá de fazer nenhuma alteração nos preços.
  • Os documentos de venda estão configurados sem IVA Incluído, o que significa que na venda, todos os preços de artigos são acrescidos de IVA. Se o utilizador não deseja reflectir a alteração do IVA dos preços, deverá alterar os mesmos para menos!
  • Os documentos de venda estão configurados com IVA Incluído, o que significa que o utilizador deverá subir os preços se quiser  reflectir a alteração do IVA.
  • Os documentos de venda estão configurados com IVA Incluído, o que significa que o utilizador não necessita de efectuar nenhuma alteração se não desejar reflectir a subida do IVA nos preços.

 

 

 

5. – Caso utilize, deverá alterar o IVA dos descritivos utilizados nas contas correntes. Aceda a Tabelas > Terceiros > Descritivos de Contas Correntes.

 

 

 

 

6. – Por último, caso tenha documentos pendentes para conversão à data de 01 de Julho de 2010, como Guias de Transporte ou Guias de Remessa, deverá ter em conta que o processo de conversão não tem em conta a alteração da taxa de IVA dos artigos, pelo que deverá, depois de converter, alterar manualmente, em cada linha de artigo a respectiva taxa de IVA.